Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

Informações

O primeiro espaço religioso da comunidade católica de Santa Maria surgiu por volta de 1910, com a construção de uma pequena capela dedicada à Nossa Senhora de Lourdes. Nesta época, os fiéis eram atendidos pelos franciscanos que vinham de Rodeio. 

Mais tarde, na década de 1920, iniciou-se a construção de uma capela maior, localizada no centro do bairro, onde se encontra a igreja atual. Tratava-se de uma igreja de pedra, cuja construção contou com a colaboração de imigrantes italianos, poloneses e alemães e seus descendentes.

Além da capela central, constam nos registros outras capelas de Santa Maria que eram atendidas pelos franciscanos de Rodeio, como a do Pinheiro, onde os fiéis poloneses eram atendidos desde o início dos anos 1900. A partir de 1945, também foi feita uma capela em Ribeirão do Campo (Picadão), liderada pelo Frei Ladislau Gazdzicki. Algumas localidades, no entanto, não chegavam a ter uma capela específica, mas mesmo assim ocorriam celebrações religiosas nas residências de determinados fiéis ou nas escolas.

Na década de 1950, a capela de pedra de Santa Maria foi demolida para a construção de uma maior. Com a nova construção, em 1953, a capela foi elevada à condição de Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

 

A nova paróquia passou a abranger, além da sede, as comunidades de Pinheiro, Ribeirão do Campo, Forcação, Nova Rodeio, Capivari e Rio Lima (as 4 últimas localizadas em Doutor Pedrinho).

Em 1969, foram designados padres da Terceira Ordem Regular (TOR) para administrar a paróquia de Santa Maria. Tendo (Dom) Frei José Afonso Ribeiro como primeiro pároco. Foi pela iniciativa de Frei José que fora construída a gruta que atualmente se encontra aos pés da igreja matriz, gruta edificada em honra da padroeira da paróquia: Nossa Senhora de Lourdes. 

Com os padres da Terceira Ordem Regular de São Francisco de Assis e das Irmãs Catequistas Franciscanas, ocorreram importantes iniciativas como a construção da atual Casa Paroquial e da Escola Tercilio Longo.

A partir de 1979, com a presença de Frei Antônio Carlos Rechia, a paróquia de Santa Maria aglutinava as comunidades de Ribeirão Pinheiro, Estradinha, Alto Capivari, Salto Grande, Campina, Furnas, Salto Donner, Braço Santa Maria, Ribeirão Penca e Coqueiral. No total, haviam 20 comunidades na Paróquia de Santa Maria, das quais 6 pertenciam ao Distrito de Santa Maria e 14 ao de Doutor Pedrinho.

Em 1984 foi colocada a pedra fundamental para a construção da atual igreja matriz, que foi concluída em 1996. 

Em 2007 as comunidades pertencentes ao município de Doutor Pedrinho foram desmembradas criando a Paróquia Nossa Senhora da Glória com sede em Doutor Pedrinho. Por conta dessa divisão, a atual Paróquia Nossa Senhora de Lourdes é composta por 4 comunidades: Imaculado Coração de Maria (Ribeirão do Campo), São Roque (Braço Santa Maria), São José Operário (Ribeirão Pinheiro), e Santa Catarina de Alexandria (Ribeirão Penca). 

 

Autoria: Aline Maria Girardi, professora e historiadora, coautora do livro “Viver em comunidade: o processo de povoamento da paróquia de Santa Maria”. 

5/5